Pequenos, médios e grandes negócios podem se beneficiar do marketing digital. Todos os segmentos de empreendedorismo podem ter vantagens com o marketing digital. E a explicação para isso é o perfil do consumidor moderno, que passa cada vez mais tempo conectado ao mundo virtual.
As novidades do marketing digital são muitas e os empreendedores precisam manter-se atualizados sobre o tema para se comunicarem com o cliente e seja qual for o objetivo do seu negócio, tenha em mente que investir em marketing digital é uma forma de torná-lo mais próximo.
Muitos empreendedores acreditam, erroneamente, que o marketing digital é coisa de grandes empresas e empresários. Que é preciso investir fortunas, que somente grandes negócios possuem, para conseguir o resultado almejado. E este é um pensamento equivocado.
O marketing digital é abrangente, abundante. Todo empreendedor, por mais iniciante que seja, consegue beneficiar-se de suas vantagens.
O empreendedor de um pequeno negócio pode aumentar a sua visibilidade e atrair mais pessoas para conhecer o seu produto ou serviço. Com isso, ele vai ganhando credibilidade no mercado e fidelizando o seu público, ao mesmo tempo que conquista novos espaços.
Hoje, fazer marketing digital não é mais uma questão de diferenciação da concorrência. É, na verdade, uma exigência para sobreviver e ser notado em meio à multidão. E isso independe do tamanho da sua empresa.


Como funciona o marketing digital ?
Site, blog, redes sociais, vídeos, são diversas ferramentas que compõem o marketing digital. Podemos dividir sua base em quatro partes: atrair, relacionar, converter e analisar.
Com esses objetivos bem definidos, basta adaptar o conteúdo e as mídias de acordo com o perfil do negócio. Mas para ter sucesso com marketing digital para empreendedores, é preciso entender as etapas do funil de vendas, que é um conceito bastante utilizado no Inbound Marketing.
Atrair
A primeira etapa consiste em atrair a atenção do consumidor. Para isso, primeiro é preciso segmentar e definir o público-alvo. Dessa forma, é possível levar a mensagem certa para as pessoas certas.
Esse passo deve ser feito com o compartilhamento de conteúdo relevante para o público – as vendas ficam para uma próxima etapa.
Relacionar
O marketing digital tem como objetivo estabelecer um relacionamento entre empresa e consumidor. Dessa forma, a venda será uma consequência natural.
Para isso, é importante compartilhar conteúdo de qualidade e conquistar a confiança do público. Assim, a empresa gera credibilidade e se coloca como especialista na área, ganhando destaque dente a concorrência.
Converter
O terceiro passo é converter o leitor em consumidor. Para isso, é importante mostrar as vantagens da compra. Esse passo a passo apresenta grandes resultados, pois a oferta só é feita quando já existe uma relação entre marca e cliente e a confiança já foi estabelecida nesse momento.
Analisar
Por último, é preciso analisar os pontos fracos e fortes dos passos anteriores. Assim, é possível planejar as próximas campanhas de divulgação de forma clara e objetiva, já sabendo as preferências do público.
Com o marketing digital, é possível obter dados completos, como idade, local de moradia e preferências do público alvo, dias e horários com mais visibilidade, além de temas mais acessados.
Vale destacar que o marketing digital gera mais lucro com menos investimento em comparação à publicidade tradicional. Por isso, esse formato tem sido o preferido entre consumidores e empreendedores.
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